Home » geral » Investindo no Tesouro Direto

Investindo no Tesouro Direto

Sabemos que o nosso país não anda muito bem, né? Mas mesmo assim tem muita gente que indica esse investimento. O Tesouro Direto é uma negociação de títulos públicos a pessoas físicas e isso pode ser feito por meio da internet. Se você não conhece, é bem fácil de aprender e saber Como investir no tesouro direto.

Esse programa foi concebido em 2002 e ele surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos e você pode começar a sua aplicação com apenas R$30,00. Olha que coisa maravilhosa! Antes de isso acontecer, as pessoas físicas só podiam investir indiretamente, ou seja, por meio de fundos de renda fixa, que acabam cobrando uma taxa bem alta para administrar e isso fazia com que esses investimentos não ficassem tão atrativos assim. Ele funciona basicamente assim: você empresta um dinheiro para o governo, ele quita suas dívidas e depois te devolve com juros. Mas não tem como saber o seu retorno no momento da aplicação.

É bem fácil de fazer e pra começar você só precisa de uma conta em um banco, ou uma corretora, que vai intermediar suas transições. Após fazer o seu cadastramento na instituição financeira escolhida, você ganhará uma senha da BM&FBovespa para ter um primeiro acesso na área que contém as vendas e compras. Depois é só escolher o título que se encaixa mais na sua necessidade para alcançar o seu objetivo financeiro. E no site do Tesouro Direto tem um orientador para te ajudar nessa escolha, você vai responder umas perguntar e logo em seguida aparecerá vários modelos que têm o seu perfil. Depois disso é só fazer a sua compra.

O Tesouro Direto tem várias vantagens, tais como: liquidez diária, que permite você fazer uma venda no mesmo dia em que resolveu cria-la, ele também permite uma programação de investimento e o seu investimento rende muito por causa da grande inflação que o Brasil está tendo, e muito mais. É o tipo de investimento com menor risco, até porque os títulos públicos são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional.

Dentro dessa aplicação temos o investimento tradicional e o programado. O tradicional oferece o poder de compra e venda em qualquer horário do dia. Já o programado faz com que você agende compras e vendas, a reaplicação automática dos juros semestrais e do valor a ser resgatado nas datas de vencimento dos títulos. Isso ajuda muito na hora de planejar as suas finanças. Depois de escolher o tipo de investimento, o sistema mostrará a data limite para que os recursos estejam disponíveis na sua conta. Você entrará em contato com a sua instituição financeira e ela te passará a conta que você deve depositar o seu valor para investimento.

No Tesouro Direto você pode escolher entre dois títulos. Os títulos prefixados e o pós-fixado. Nos prefixados você saberá exatamente a rentabilidade que vai receber se conseguir manter o título até a data de vencimento. Esses tipos títulos são mais indicados se você acha que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia. Já os pós-fixados fazem com o os títulos tenha o seu valor corrigido por um indexador, com taxas básicas de juros ou inflação. Isso faz com que a rentabilidade do investimento seja composta com uma taxa predefinida no momento em que compramos um título mais a variação desse indexador.

O preço e as taxas sempre sofrem variação ao longo do tempo, até porque o Tesouro Direto apresenta um investimento de renda fixa. Entre a data de compra e o vencimento, o preço do título acaba flutuado em função das atuais condições do mercado e das expectativas em relação ao comportamento das taxas de juros. Para o valor do título aumentar, é necessário que exista uma redução nas taxas de juros de mercado em relação à taxa de compra desse título. E quando as taxas de juros aumentam, o efeito é contrário. O título passa a ser atualizado de acordo com o preço que ele é negociado e isso é conhecido como marcação a mercado. Sendo assim, quando há queda nos preços que foram negociados no mercado, o saldo do investidor vai ter uma queda. Mas se houver uma valorização desse título, esse saldo irá aumentar. Uma coisa nunca muda é que se você conseguir manter os títulos até a sua data de vencimento, você vai acabar recebendo o valor correspondente ao momento da compra, não importa se houver algum tipo de variação no valor do título durante a aplicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *