Home » geral » Pneus Continental

Pneus Continental

 

Fala, galera! Hoje eu vou tirar as dúvidas de muita gente que tem carro, não sabe da real importância dos pneus e quais os cuidados eles devem ter.

O que as pessoas acabam deixando as válvulas de lado quando estão fazendo a manutenção do carro, mas saibam que elas são muito importantes quando o assunto é segurança. Quando elas não se encontram em bom estado o seu pneu pode perder a pressão rapidamente e isso traz um risco muito grande as pessoas que estão dentro do veículo. As válvulas quase nunca tem uma observação adequada devido a sua forma de montagem e aonde se encontra, isso faz com que muita gente se esqueça disso e não se lembre de dar a atenção necessária. Uma dica muito boa é que as válvulas sejam trocadas sempre que novos pneus são colocados em nosso carro ou quando o pneu de uso sai para fazer algum tipo de reparo. E se válvula foi desmontada, nem pense em reutiliza-la.

Agora, quando falamos de balanceamento, temos que saber que é todo um conjunto que deve trabalhar da maneira certa para que a roda fique balanceada na medida certa. Muitos carros sofrem por desbalanceamento, seja o estático ou o dinâmico. O estático passa a ideia de roda quadrado e o dinâmico é quando o volante começa a vibrar quando estamos dirigindo.
Quando vamos montar pneus novos em nosso carro temos que realizar o balanceamento e o alinhamento. Eles são essenciais para que o pneu não tenha um desgaste irregular e nem tenha uma retirada prematura. Por isso não temos que economizar quando chegarmos nesse assunto. Quando o carro tem problemas com o alinhamento e o balanceamento a segurança de quem está no veículo fica em falta e o motorista acaba sentindo um desconforto ao dirigir. Sem esquecer que alguns componentes da suspensão acabam sofrendo um desgaste mais rápido por conta disso também.

O alinhamento acaba sofrendo quando o veículo passa muito em buracos ou tem algum tipo de impacto. Quando temos problemas nas buchas, bandejas, amortecedores, eixos, molas e outros componentes o alinhamento também será afetado e isso ajuda no desgaste prematuro dos pneus.

Muitas pessoas deixam de levar para fazer alinhamento e balanceamento pois sempre aparece uma outra coisa para arrumar no carro e isso faz com que gaste mais dinheiro do que o planejado. Mas temos que saber que a suspensão tem vários componentes que acabam ficando velhos e isso faz com que a sua função vá acabando. Os amortecedores e molas são exemplos claros disso.

Outra dúvida é sobre o momento que os pneus velhos devem sair para os novos entrarem em ação. O pneu deve ser substituído assim que os sulcos chegarem a 1,6 mm de profundidade. Mas se antes disso o pneu começar a apresentar bolhas ou algum tipo de deformação, a troca deve ser feita o mais rápido possível. O recomendado é que a gente sempre troque os quatro pneus ao mesmo tempo, mas se você for fazer a troca de apenas dois pneus, os mais novos tem que entrar na parte de trás do carro. Isso ajuda na estabilidade quando o veículo vai fazer alguma curva, por exemplo. Seja no eixo da frente ou da parte de trás, mas os pneus devem ser usados com a mesma medida, marca e modelo.

O rodízio também deve ser feito assim que necessário, pois ajuda muita a prolongar a vida do pneu. Ajuda a ter um desgaste uniforme, nos traz estabilidade e ajuda no melhor funcionamento do carro. O rodízio é um procedimento preventivo e não corretivo. Verifique sempre o manual do seu carro para saber quais recomendações você deve seguir. Também temos que saber que o rodízio não tira os problemas que são causados pela parte mecânica do veículo ou os problemas causados por pressões diferentes que foram colocadas nos pneus. Quando não checamos as características do veículo antes de trocar os pneus podemos comprometer a nossa segurança. Os pneus novos devem ter capacidade de carga igual ou maior, pressão de inflação igual ou maior e índice de velocidade que se encaixe ao modelo do carro. E, pra finalizar, muitas pessoas perguntam se pode recauchutar pneus velhos e, apesar de ser um processo normal e legalizado, a Pneus Continental não recomenda para carros de passeios, pois eles são feitos para veículos mais pesados, pois são fabricados com essa intenção. Agora é só cuidar dos seus pneus do jeito certo e o seu carro estará sempre com segurança para transitar para qualquer lugar.


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *